Acordou de cara ruim? Seu iPhone sabe disso

Acordou de cara ruim? Seu iPhone sabe disso

Julho 16, 2018

Resultado de imagem para face id

Você já acordou, ainda morrendo de sono, se olhou no espelho e teve a impressão de que seu rosto estava diferente? Não é apenas uma ilusão. Esse tipo de situação é bastante comum e tem um efeito colateral curioso: o sistema de reconhecimento facial do iPhone X simplesmente se torna incapaz de identificar a face do usuário ao acordar por causa disso.

 

O sistema foi criado para reconhecer o rosto do usuário em várias situações, sendo flexível em bastantes aspectos. Por exemplo: o sensor pode identificar de óculos escuros mesmo se a pessoa tenha cadastrado seu rosto sem os óculos. O mesmo vale para barba, maquiagem, e outros elementos.

 

No entanto, como notou o site Slate, a situação da “cara de quem acabou de acordar” é um problema que não é incomum entre os usuários do iPhone X, possivelmente devido ao inchaço matinal do rosto, que pode variar bastante de pessoa para pessoa, afetando a capacidade do algoritmo da Apple em alguns casos. Existem diversos relatos em redes sociais de pessoas que precisam digitar manualmente a senha do iPhone toda vez que acordam, porque o FaceID não funciona.

 

A publicação menciona que o inchaço do rosto pela manhã é um efeito natural, que pode ser causado por alergias, por fluidos corporais acumulados após algum tempo na posição oriental, ou até mesmo pela retenção de líquidos causadas pela desidratação.

 

Pelo fato de que o algoritmo do FaceID é mantido em sigilo absoluto, não é possível cravar exatamente o que faz com que ele não seja capaz de reconhecer alguns casos de rostos inchados. Marc Rogers, diretor de segurança da ScaleFT, explicou ao Slate que conseguiu entender alguns dos critérios do algoritmo por meio de engenharia reversa, o que permitiu compreender que o sistema atribui valores diferentes para cada parte do rosto.

 

Por exemplo: é possível desbloquear o iPhone com o FaceID com a boca coberta, mas o sistema não irá destravar o aparelho se o nariz estiver escondido. Desta forma, é provável que a “cara de quem acabou de acordar” mexa com algum parâmetro importante do algoritmo.

Fonte: Olhar Digital



Deixe um comentário


Ver artigo completo

IPhones CPO, o que são?
IPhones CPO, o que são?

Março 11, 2019

Todo mundo na hora de comprar um IPhone realiza várias pesquisas para saber qual o melhor modelo, o melhor custo-benefício, entre outros. Provavelmente você já se deparou com a sigla CPO e não soube o seu significado. Calma! O Sapo irá esclarecer todas as suas dúvidas sobre isso. Se liga!

Ver artigo completo

Não estrague a folia! Carnaval seguro é muito melhor
Não estrague a folia! Carnaval seguro é muito melhor

Fevereiro 26, 2019

Carnaval chegou e, como dizem os especialistas: é a melhor época do ano! Alegria e diversão são as palavras chave desse grande momento de folia. Porém, sabemos que não podemos dar bobeira nos bloquinhos, principalmente nós usuários de iPhone. O índice de assalto nessa época do ano é alta e não podemos deixar que isso atrapalhe a nossa festa. Por isso, o Sapo tem algumas dicas de cuidados para se ter no Carnaval!

Ver artigo completo

Não seja mais refém do seu carregador!
Não seja mais refém do seu carregador!

Fevereiro 18, 2019 1 Comentário

Todo mundo que é apaixonado por iPhone sabe o quão inovadora e inteligente é essa tecnologia. O que ainda fica na cabeça das pessoas é: “e a bateria?”. Sabemos que uma das maiores preocupações de quem tem iPhone é a vida útil de sua bateria. Mas calma! O Sapo vai te explicar um pouquinho sobre a sua bateria e eliminar alguns mistérios obscuros da sua mente!

Ver artigo completo